O que é uma dieta Paleo & Low Carb?

16:30

Antes de mais nada: 

SIM, a dieta Low Carb High Fat e a dieta Paleolítica, ou ambas aliadas, são reeducação alimentar! Não existe só uma dieta saudável, que objetiva perder ou manter o peso. Não é temporária, daquelas que encontramos o cardápio pronto nas revistas e sites que prometem. Pode e deve ser seguida por toda vida. Claro, que ninguém é de ferro e pode sim, sair de vez em quando dos eixos, desde que tenha consciência que precisa retomar em sequência. Estamos vivos! Aquela regrinha do 80/20: 80% do tempo você segue a dieta certinho e os outros 20% do tempo para comer o que desejar!

Qual é o princípio da dieta Paleo Low Carb?

Basicamente a dieta diminui a ingestão de carboidratos, priorizando os de melhor qualidade e aumentando o consumo de gorduras naturais, como o das carnes, castanhas, azeite de oliva, coco e abacate. Além de reduzir o consumo de produtos industrializados. Quanto mais próximo do natural, melhor.

O que se come numa dieta Paleo Low Carb? 


Comida de verdade! É irônico, porque é simples! Apenas se come comida de verdade!

Fonte: Mais Gorduras, Menos Carboidratos

Verificando a pirâmide alimentar, podemos ver que ela é bem diferente do que alguns nutricionistas mais tradicionais costumam indicar como correto.
Na base da pirâmide temos as proteínas, carnes e ovos, seguidos por legumes e tubérculos com baixo carboidratos e as gorduras naturais. Esses são os alimentos que mais se consome, que devem ser priorizados. Em seguida, as oleaginosas, frutas e derivados de leite e no topo, indulgências, ervas, temperos e essências.
O que mais me causou estranheza, foi o fato de se retirar completamente os grãos e derivados da alimentação. O que parece limitar as opções das refeições, né? Não! Você acaba descobrindo um mundo novo e muito maior de possibilidades e combinações! E também receitas super saborosas! Se por um lado perde o pão integral, aquelas barrinhas de cereal, produtos "light"...ganha certos luxos como o bacon, o chocolate (amargo), comidas muito mais saborosas, sem ter nada "light".
Lembrando que não é apenas Paleo, ou apenas Low carb. É uma união das duas. Não existem fases malucas, nem quantidades das porções definidas, nem quantidade de refeições definidas. Se come até se satisfazer e quando se tem fome.

Em resumo, o que comer? O que evitar?

Segundo Dr. Souto, uma das principais referências em dieta Paleo Low Carb, as regrinhas básicas para adotar esse estilo de alimentação necessita:

1) Cortar açúcar - utilizar de vez em quando adoçante stévia, que é natural e o corpo não absorve como glicose;
2) Eliminar grãos (especialmente trigo e soja);
3) Evitar raízes ("tubérculos", em especial batatas) se você precisa perder muito peso (caso contrário, não);
4) Optar por comida de verdade;
5) Não consumir gorduras artificiais (margarinas) e evitar as refinadas (óleos extraídos de sementes);
6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos;

 

Quais são os benefícios de uma dieta Paleo Low Carb?

São muitos os benefícios comprovados, além do emagrecimento. Talvez seja melhor dizer que o emagrecimento é apenas uma das consequências de novos hábitos. Veja, uma dieta de baixo carboidrato:

1) Reduz o seu "apetite" - aquela gula insaciável;
2) Melhora sua saúde;
3) Emagrecimento acelerado sem fome;
4) Reduz os níveis de insulina e glicose no sangue - muito bom para quem sofre de diabetes tipo 2 e resistência insulínica;
5) Pressão arterial tende a diminuir;
6) Eficaz tratamento para a Síndrome Metabólica;
7) Melhora o padrão do colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL "o bom";
8) Perda, em maior proporção, da gordura abdominal;
9) Baixa os níveis de Triglicérides;

Fontes:
https://authoritynutrition.com/10-benefits-of-low-carb-ketogenic-diets/
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

Posts Relacionados

0 comentários